Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Salmo 127

Translate

Deixe seu recado AQUI!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Salmos

"ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM! SEJAM PRÓSPEROS OS QUE TE AMAM. REINE PAZ DENTRO DE TEUS MUROS E PROSPERIDADE NOS TEUS PALÁCIOS. POR AMOR DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, EU PEÇO: HAJA PAZ EM TI! POR AMOR DA CASA DO SENHOR, NOSSO DEUS, BUSCAREI O TEU BEM" SALMOS 122.6-9
curioso gif

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Evangelho Filemon - O Plano da Salvação

Alguém perguntaria - Evangelho de Filemon? Nunca ouvi falar. Paulo escreveu uma carta à Filemom, que sequer falava acerca do evangelho de Jesus. Porquê o curioso título: "Evangelho de Filemon?".

Ao observar a carta de Filemon, vemos o apóstolo Paulo, e os dois personagens Onésimo e Filemon, em uma fascinante história que se assemelha ao plano da salvação para a humanidade.

I. A carta de Paulo a Filemon:
Filemon, morava em Colosso, era cristão e mantia uma congregação em sua própria residência (Fm 1.2). Sua condição financeira e social o permitia ter escravos. Nessa época era normal um homem rico ter escravos, e Filemon tinha os seus, apesar de ser cristão.
Um dos escravos chamado Onésimo fugiu da casa de Filemon, e conheceu Paulo, provavelmente na prisão em Roma, foi evangelizado e batizado por ele. (Filemon 1.10)
Filemon era amigo e filho na fé, de Paulo. Quando Paulo soube que o novo convertido havia fugido da casa de um amigo, teve a iniciativa de relaciornar-se com Filemon e solicitar o recebimento com amor e perdão para o escravo, e sugeriu até sua libertação. (Filemon 1.16,17)
Certamente Onesimo havia roubado algo, mas Paulo cobriu e responsabilizou-se pelo homem. (Filemon 1.18,19)
Paulo era realmente amigo de Filemon, pois nele confiava. Filemon 1.21,22. Paulo dá uma gentil ordem, pois sua posição eclesiástica assim o permitia (Filemon 1.10)
Cabe ressaltar que a pena para um escravo fugitivo era a morte. Paulo intercede pela sua vida.
Onésimo significa útil, e Paulo diz a Filemon que ele era inútil, mas agora se tornou útil para o evangelho.

2. Podemos tirar disso algumas lições:
Onésimo tinha uma situação de pecador, pois era ladrão, devedor, e certamente mereceria a morte ao ser encontrado. Em relação à lei vigente, poderia-se dizer que ele era um PECADOR, ou um CRIMINOSO.

Mas nós, o que somos??

Rm 3,23 - Todos pecaram e separados estão da glória de Deus.
Rm 6.23 - Porque o salário do pecado é a morte.

3. Da mesma forma que Paulo intercede pelo escravo, Jesus Cristo intercede pelo pecador arrependido, por intermédio do Espírito Santo
Paulo, o missionário, o apresentou a salvação eterna, e lhe deu ainda o livramento da morte, através de uma INTERCESSÃO DIRETA ao senhor de Onésimo, OFERECENDO seu próprio nome como garantia. (Filemon 1.17,18)
Jesus é o nosso intercessor, e podemos nos apresentar a Deus através de seu nome. Ele paga nossas dívidas e nos redime.

Rm 5.8 - Mas ele demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos PECADORES.

4. Mas é necessário tomarmos uma decisão
Onésimo se tornou um "servo" de Paulo. Não um escravo, mas um fiel ajudador. Colossenses 4.9 / Filemom 1.11.
Devemos nos tornar servos fiéis de Jesus Cristo, deixando de ser inúteis, e sendo muito úteis à Ele, pois ELE NOS COMPROU. Servir a Jesus é diferente de ser servido por ele. Muitos querem receber de Cristo, mas o cristão fiel serve àquele que nos livrou do império das trevas para o maravilhoso reino do Filho do seu amor.

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1CO 6:20)

Somos prisioneiros, servos, escravos, sim... de Jesus Cristo, pois somente ele deu a vida por nós.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário: